*******

*******
A SAUDADE É A NOSSA ALMA DIZENDO PARA ONDE ELA QUER VOLTAR...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

"Belarmino"



Belarmino (1964) é um documentário português de longa-metragem realizado por Fernando Lopes, sobre um pugilista de nome Belarmino Fragoso.
É um dos primeiros filmes da geração do Novo Cinema português, inspirado pela Nouvelle Vague francesa mas sempre fiel ao neo-realismo, cujo pioneiro no cinema português foiManuel Guimarães, na década anterior.
No caso de Belarmino, há marcas evidentes de Rocco e seus Irmãos (1960), de Visconti, no tema, no enquadramento social do problema, e de Chronique d'un été (1961) de Jean Rouch, na sua abordagem pelo documentário, pelo cinema directo com recurso à entrevista. É uma docuficção.
O filme estreou no cinema Aviz, em Lisboa, a 19 de Novembro de 1964

"No início dos anos 60, quando o movimento do Cinema Novo português tomava forma e iniciativa, muitas eram as vias delineadas pela geração de cineastas em ascensão. Apenas um ousou não fazer ficção e abordar o cinema-directo: Fernando Lopes com Belarmino (...). Traçando (via entrevista conduzida pelo jornalista Baptista-Bastos) o perfil do pugilista Belarmino Fragoso, é de Lisboa-cidade e da respiração acossada do País que este filme fala. Imagens secas, palavras rudes, ao diabo a verdade-mentira desse homem sózinho. A ambiência empapada e cinzenta dos lisboetas anos 60 está lá, engravatada e dispersa, anónima num destino emigrante pra levar porrada. Grades e música de jazz, em estilhaços gritados. Nem sonhos, nem ilusões, cansaço. E uma montagem que quer levantar voo e a realidade não deixa. Nem condoído nem exaltante: Belarmino é apenas um murro no estômago."

João Bénard da Costa, in Histórias do Cinema

1 comentário:

Mr. Mojo Risin' disse...

Belo!!! E acho que ele foi tambem uma grande influencia para Jacques Bubu (um dos meus franceses favoritos!)

aqui uma cena de um outro canastrao frances que temos de ver juntos...

http://www.youtube.com/watch?v=xyPUezVOpUc&NR=1

Bisou...mon cher!